PLANO DE AULA: DIREITO DO
CONSUMIDOR
PROF. JOÃO RICARDO SILVA
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TURMA: DIREITO 2013
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TURNO: TARDE
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SEMESTRE: 2017.2
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CARGA HORÁRIA: 60 H
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EMENTA
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O
direito do consumidor. As relações de consumo e sua regência em face do
Código de Defesa do Consumidor. A defesa do consumidor em juízo. Os juizados
especiais de consumo (Vara das Relações de Consumo).
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OBJETIVOS GERAIS
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Apresentar
visão aprofundada sobre o Direito do consumidor no ordenamento jurídico
brasileiro.
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OBJETIVOS
ESPECÍFICOS
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Entender
os conceitos e princípios da legislação consumerista brasileira. Analisar problemas,
aplicando os princípios do Direito do Consumidor. Analisar e discutir
doutrina e jurisprudência sobre a responsabilização civil na legislação
consumerista.
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METODOLOGIA
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A
metodologia utilizada será participativa, com ênfase na exposição dialogada.
A leitura prévia dos textos indicados pelo professor é fundamental para a
construção do conhecimento e desenvolvimento das atividades programadas para
o curso.
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PROGRAMA
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Introdução
à sociedade do Consumo.
Os
direitos do consumidor: Natureza Jurídica do Código de Defesa do Consumidor
Aspectos
Constitucionais
Princípios
Fundamentais do CDC
As
relações de consumo e sua regência em face do Código de Defesa do Consumidor
A caracterização
da relação de consumo: consumidor, fornecedor e bens de consumo
Os
direitos básicos do consumidor
Da
Qualidade dos Produtos e Serviços e Prevenção de Danos.
Responsabilidade
Civil dos Fornecedores: pelo fato do produto, pelo fato do serviço, pelo
vício de produtos e serviços.
Cláusula
geral de boa-fé
Dever
de informar e dever de redação clara nos contratos de consumo
Direito
de arrependimento do consumidor
Interpretação
do contrato de consumo
Cláusulas
contratuais abusivas
Contratos
de adesão
Esferas
de responsabilização e sanções no CDC
Órgãos
de defesa do consumidor
Sanções
administrativas – aspectos gerais
Infrações
penais
Proteção
do consumidor em juízo
Ônus
da prova
Prescrição
e decadência
Defesa
dos interesses e direitos individuais, coletivos e difusos dos consumidores
em juízo
Desconsideração
da personalidade jurídica
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CRITÉRIOS DE
AVALIAÇÃO
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A
avaliação será composta por uma prova e dois trabalhos.
Trabalho
1: 29-01-2018 – Texto: Princípios gerais do direito do Consumidor. (Em grupo)
Trabalho
2: 05-02-2018 – Texto: Os direitos
básicos do consumidor. (Em grupo)
Prova:
08-03-2018
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BIBLIOGRAFIA
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ALCANTARA,
Silvano Alves. Direito Empresarial e
Direito do Consumidor – Curitiba: InterSaberes, 2017.
BARBOSA,
Lívia. Sociedade de consumo. Rio
de Janeiro: Jorge Zahar, 2004.
TARTUCE,
Flávio. Manual de direito do
consumidor : direito material e processual. – 3. ed. – Rio de Janeiro:
Forense: São Paulo: MÉTODO, 2014.
GARCIA,
Leonardo de Medeiros. Código de Defesa
do Consumidor Comentado: artigo por artigo. 13. ed. rev. ampl. e atuaL-
Salvador: JusPODIVM, 2016.
MIRAGEM,
Bruno. Curso de direito do consumidor
I. - 6. ed. rev., atual. e ampl.- São Paulo: Editora Revista dos
Tribunais, 2016.
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Link
para o material:
Blogger:
http://joaoricardoatm.blogspot.com/
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